Tocantins: A Nova Fronteira Mineral Sustentável do Brasil para a Transição Energética
- AutomaTO Elétrica e Automação Industrial
- 9 de dez. de 2024
- 2 min de leitura
O estado do Tocantins apresenta-se como uma nova fronteira mineral sustentável do Brasil, com um grande potencial de recursos minerais estratégicos como apresentado pelo Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM) nesta sexta-feira, dia 06, no 1º Fórum de Mineração do Tocantins, um evento organizado em parceria com a Agência de Mineração do Estado do Tocantins (AMETO) e outras instituições do estado. A região é rica em depósitos de ouro, calcário agrícola, elementos de terras raras (ETR) e minerais metálicos, todos essenciais para o desenvolvimento do país e para a transição energética global. O ouro, por exemplo, é um recurso de grande importância para a economia brasileira, e sua extração responsável pode gerar um aumento significativo nas exportações e no PIB do estado.
Além disso, o Tocantins possui vastas reservas de calcário agrícola, fundamental para a correção de solos e aumento da produtividade agrícola, especialmente em uma região que precisa de soluções para garantir a sustentabilidade do agronegócio. Os ETR, como neodímio, praseodímio e lítio, são minerais cruciais para a fabricação de baterias de veículos elétricos, painéis solares e outros dispositivos de energias renováveis, tornando o estado um ator importante na transição energética mundial.

A extração sustentável desses minerais é vital para o equilíbrio entre o desenvolvimento econômico e a preservação ambiental. A implementação de tecnologias avançadas e automação industrial surge como uma solução essencial para garantir a eficiência na extração mineral e com este objetivo a AutomaTO oferece consultorias gratuitas para as empresas com foco em encontrar da melhor ferramenta para os desafios encontrados nas operações.
O uso de drones, sensores remotos, inteligência artificial e sistemas de monitoramento contínuo pode otimizar os processos, reduzir desperdícios e minimizar impactos ambientais, além de garantir a segurança dos trabalhadores. Com essas ferramentas, Tocantins pode se destacar como exemplo de uma mineração responsável, eficiente e sustentável, alinhada às demandas globais por soluções verdes e de baixo impacto.
Comments